Produções SM

Trabalhos de Conclusão de Curso:



SILVA, J. S. Uma análise do conhecimento de esfera nos livros didáticos à luz da teoria dos registros de representações semióticas de Duval. https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2055.


OLIVEIRA, F. A.  Análise da compreensão de licenciandos em matemática sobre a relação parte-todo dos números racionais. https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2054


PEREIRA, Igor de Souza. O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática: Desafios e contribuições do processo de ensino presencial e remoto. https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1935


OLIVEIRA, F. M. LIVRO DIDÁTICO: Análise das figuras geométricas empregadas para o estabelecimento da relação parte-todo dos números racionais à luz dos registros de representações semióticas. https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1764





Monografia de Especialização:



CALDEIRA, D. S. Abordagem de polígonos com materiais didáticos manipulativos. https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2628


LEANDRO, M. D. Q. M. Análise do livro didático do 6° ano do ensino fundamental quanto aos significados e representações dos números racionais.2021 https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1815





Artigos:



CALDEIRA, D. S.; SILVA, F. A. F. Abordagem de Polígonos com Materiais Didáticos Manipulativos: uma proposta de utilização do Origami e do Tangram. INTERMATHS. v.4, p.118 - 134, 2023. https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/article/view/11784


SILVA, F. A. F.; VIDAL, F. A.; CARVALHO FILHO, E. A.

Análise da compreensão de professores de Matemática sobre as características visuais de figuras geométricas para o estabelecimento da relação parte-todo dos números racionais. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM). , v.13, p.1 - 16, 2023.

https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3728


PEREIRA, I. S.; SILVA, F. A. F. Desafios e contribuições do estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática. revistas de estudos em educação e diversidade. v.4, p.1 - 20, 2023. https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/11618


SILVA, J. S.; SILVA, F. A. F. Uma análise do conhecimento de Esfera nos livros didáticos à luz da teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval. REVEMAT, v.18, p.1 - 22, 2023. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/91740


LEANDRO, M. D. Q. M.; SILVA, F. A. F. Investigando os significados e representações semióticas dos números racionais trabalhados no livro didático do 6◦ano do ensino fundamental. INTERMATHS, v.3, p.260 - 278, 2022. http://https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/article/view/10321/6922


SILVA, F. A. F.; DOS SANTOS, M. C. Proposição de graus de não congruência semântica nas conversões entre os registros geométrico bidimensional e o simbólico fracionário dos números racionais. INTERMATHS: Revista de Matemática Aplicada e Interdisciplinar, v.1, p.174 - 196, 2020. http://https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/article/view/7604/5256


SILVA, F. A. F.; SANTOS, M. C. Dos signos aos registros de representações semióticas. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v.1, p.101 - 109, 2019. http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1722


SILVA, F. A. F.; SANTIAGO, M. M. L.; SANTOS, M. C. Significados e Representações dos Números Racionais Abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Bolema (Rio Claro). v.28, p.1485 - 1504, 2014. https://www.scielo.br/j/bolema/a/SmGt5K4JTD6WhyJDgQZWzyy/?lang=pt